Curiosidade: qual a marca de eyewear mais antiga do mundo?

Curiosidade: qual a marca de eyewear mais antiga do mundo?

Hoje quando você precisa sair para trabalhar, pode facilmente pegar a caixa dos seus óculos e guardar na bolsa, enquanto usa lentes de sol no rosto. Porém, nem sempre foi assim. Os óculos, assim como qualquer outro objeto do nosso dia a dia, possuem uma história longa de milhares de anos.

Muitos nomes, inventores, mudanças e transformações foram postas em prática até chegarmos no que hoje chamamos de óculos. Por isso, no texto de hoje vamos contar um pouco sobre a história dos óculos, algumas curiosidades, e qual a marca de eyewear mais antiga do mundo e claro, como esse objeto virou tendência de moda.

Confira o nosso texto e boa leitura.

Uma breve história do surgimento dos óculos

O início de tudo vem da palavra óculos, que surgiu com o termo ocularium, na Antiguidade Clássica. O termo era utilizado para designar os orifícios das armaduras dos soldados, que serviam para que os mesmos vissem.

Mas, e as lentes de grau? Bom, as primeiras lentes corretivas, que na época eram feitas com pedras semipreciosas cortadas em finas tiras, só apareceram no século I d.C.

Porém, foi somente em torno do ano 1000 d.C. que o matemático árabe Alhazen formulou uma teoria sobre a incidência de luz em espelhos esféricos e como isso reagia no olho humano. Na época, os monges eram os mais beneficiados com o objeto, por passarem horas trabalhando nas grandes bibliotecas da Europa.

De acordo com estudos, foi apenas em 1270, na Alemanha, que os primeiros óculos com aros de ferro e unidos por rebites foram criados, mas eles ainda não possuíam hastes. 

Aqui no Brasil, os óculos surgiram no século XVI, com a colonização portuguesa. Na época eram objetos complexos, que eram usados principalmente por religiosos, funcionários da coroa portuguesa e homens de letras.

Um pouco sobre como surgiu o modelo atual de lentes

Agora que sabemos como as lentes de grau foram criadas, a pergunta é: como os óculos de sol surgiram e chegaram aos modelos que temos, leves, flexíveis e fashionistas?

Os óculos de sol se tornaram objeto de necessidade na década de 20. Tudo começou com um pedido da força aérea americana, que encomendou à Baush & Lomb (empresa óptica americana fundada em 1849) lentes especiais para combater os danos criados pelos raios UV. Foram necessários dez anos de pesquisas para a criação de lentes verdes de cristal especial, capazes de refletir e bloquear um alto nível de luz solar e proteger contra os raios UV. 

Na época foi batizado como Anti-Glare Aviator, mas apenas em 1937 passou a ser chamado de Ray Ban, que na época era uma abreviação para a palavra em inglês para “raios banidos”.  Com isso, surgia o hoje chamado modelo aviador.

Como os óculos viraram tendência de moda

O modelo aviador só ganhou fama com os filmes que retratavam a força aérea americana, anos depois. Por isso, quando falamos de tendências, devemos pensar por épocas.

A cada década, a indústria trazia modelos novos e, com isso, eles foram virando itens de desejo dos fashionistas, dos grandes nomes do cinema e das modelos de revistas, que escolhiam o que mais lhe agradavam.

Antes do modelo de óculos aviador da Ray-Ban ganhar as telas do cinema, nos anos 20, os óculos redondos foram apresentados como tendência. Mas eles ficaram famosos mesmo apenas em 1970 com o movimento hippie e com fãs como John Lennon e Ozzy Osbourne.

Na década de 50, conhecemos o atual modelo quadrado, também conhecido como modelo Wayfarer. Considerado ousado para a época, esse modelo teve aderência de nomes como Bob Dylan e Audrey Hepburn.

Alguns anos depois, as tendências de eyewear trouxeram a armação gatinho, chegando com tudo às revistas de moda de Paris. Um desenho inovador e sensual ganhou fama com ninguém mais que Marilyn Monroe.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história dos óculos e como atualmente algo tão leve, cool e fashion já sofreu muitas mudanças? Para mais curiosidades, novidades e tendências e textos sobre saúde ocular, confira o nosso blog.
Além disso, na Vízia nós cuidamos da sua visão, com os melhores estilos, tendências e as melhores tecnologias em óculos de grau e de sol. Conheça mais sobre nossa história e sobre nossos produtos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.