Desde o início do ano de 2020, o Brasil tem vivido uma das maiores crises na saúde. O coronavírus chegou em todos os países do mundo e mostrou que precisávamos rever alguns hábitos de higiene e cuidado pessoal. Lavar as mãos, usar luvas e álcool gel, máscara e óculos sempre que possível ajuda a prevenir o contágio. Mas como proteger os olhos, uma das portas de entrada do vírus, para evitar a contaminação?
Cuidar dos seus olhos é tão essencial quanto lavar as mãos e usar máscara, afinal, o vírus pode penetrar pelas mucosas, que são tecidos que revestem cavidades do corpo.
No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o assunto e dar algumas dicas de como evitar ao máximo o contato do vírus com seus olhos.
Confira abaixo.
Olhos também apresentam sintomas da COVID-19?
O coronavírus possui alguns sintomas como febre, tosse e cansaço físico, mas ele pode chegar com sintomas nos olhos. Entre os principais, estão olhos lacrimejando, vermelhos ou irritados, como ocorre em uma conjuntivite.
Se isso acontecer, procure um médico para um diagnóstico mais elaborado.
Usar óculos protege do coronavírus?
A resposta dessa pergunta é não. O uso dos óculos pode ajudar na prevenção, pois cria uma barreira semi protetora, porém, as gotículas emitidas pelas pessoas infectadas podem passar pelas laterais, por cima ou por baixo da sua armação dos óculos.
Claro, que sempre que possível, use óculos de lente ou grau, pois ao criar essa barreira para a contaminação, você diminui as chances de contágio, mas assim como a máscara, não garante a total proteção.
Além disso, assim como qualquer objeto que tocamos e usamos no corpo, os óculos precisam ser higienizados sempre que possível com água e sabão. Lembre-se de evitar o uso do álcool, gel ou líquido, pois pode danificar a armação e prejudicar a qualidade das lentes com tratamento UVA, UVB e antirreflexo, por exemplo.
Sempre que possível, a melhor maneira de lavar suas lentes e se proteger é lavar com sabão neutro e água corrente, na temperatura ambiente.
Atenção redobrada para quem usa lentes e contato
Como diversos médicos alertam, a mão é um dos principais meios de contaminação dos problemas de visão quando o assunto é infecção. E por isso, as pessoas que usam lente de contato e colocam a mão diretamente nos olhos precisam de uma atenção redobrada.
Os usuários das lentes de contato precisam manter, além das mãos limpas ao manuseá-las, estojos higienizados. Neste período de pandemia, é recomendado evitar o uso prolongado de lentes de contato, pois, além de ressecarem os olhos, gerando incômodo e a necessidade de tocá-los, as lentes demandam uma higienização bastante cuidadosa.
Como proteger os olhos para evitar a infecção pelo novo coronavírus?
Como dito anteriormente, óculos de sol e de grau causam uma pequena barreira contra o vírus e se higienizados a todo momento, podem ser bons aliados. Porém, é necessário que os cuidados básicos não fiquem de lado.
Mantenha uma distância segura das pessoas, lave a mão sempre que possível, higienize tudo que pegar com as mãos com álcool 70 e tenha sempre um pouco de álcool gel com você quando sair de casa.
Sempre que possível, lave a armação dos óculos com sabão, lembre-se que só água não adianta. Outra dica é tomar cuidado com o ambiente onde irá colocá-las. Sempre limpe o estojo com sabão neutro e água toda vez que usar as lentes ou lentes de contato. Além disso, o estojo deve ser trocado a cada três meses.
Gostou das nossas dicas sobre como proteger os olhos para evitar a infecção pelo novo coronavírus? Então, que tal continuar a leitura e nosso blog de outros conteúdos sobre saúde ocular, dicas e tendências de armações e claro, nossos produtos para a sua próxima compra de óculos?
Conheça o projeto Ver Melhor
O Projeto Ver Melhor é mais uma forma de cuidar de você. A missão do projeto é traduzida na saúde e no olhar dos clientes. Nosso trabalho se concretiza pela dedicação dos técnicos que realizam a acuidade visual totalmente gratuita. Assim, pode se identificar possíveis dificuldades visuais e, se necessário orientamos a consulta com o seu oftalmologista.
Saiba mais clicando aqui
Deixe um Comentário