Turismo doméstico na serra gaúcha: o que posso fazer com segurança?

Turismo doméstico na serra gaúcha: o que posso fazer com segurança?

Com a chegada da pandemia, tivemos que mudar nossos hábitos. Vivemos agora o novo normal. Máscara, álcool gel e distanciamento de segurança são as palavras que mais usamos. Com isso, algumas pessoas não conseguiram tirar férias ou fazer a tão viagem do ano. As viagens de carro nos finais de semana também foram adiadas. Mas, com a abertura gradual do comércio e das atrações turísticas é possível fazer um turismo doméstico na serra gaúcha em segurança.

Por que não aproveitar as belezas naturais e a gastronomia aqui pertinho da gente? Por isso, no texto de hoje vamos falar um pouco sobre o turismo doméstico, atrações da Serra Gaúcha e dicas extras de segurança. Confira abaixo. 

Turismo Doméstico segue como melhor opção

Fronteiras fechadas, voos cancelados e novos casos de coronavírus surgindo em países que antes apresentavam queda dos números, começam a fazer com que, nós brasileiros, repensemos as viagens para locais próximos, e se possível, sem avião ou contato com outras pessoas de fora, como aeroportos por exemplo. 

Uma pesquisa divulgada em maio, realizada pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) e pelo Laboratório de Estudos de Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília, mostrou que 60% dos entrevistados que ainda planejam alguma viagem em 2020 preferem destinos nacionais, segundo site do jornal O Globo.

Por isso, locais como a Serra Gaúcha, passam a ser um dos destinos mais procurados para viagens curtas de finais de semana.

O que  fazer com segurança na Serra Gaúcha

Imagem http://gramadoinesquecivel.tur.br/fotos

Gramado, Canela e outros municípios da Serra Gaúcha reabriram para o turismo no início de maio. Os pontos turísticos, os restaurantes e os hotéis e pousadas estão se adaptando cada vez mais para receber os visitantes. Alguns já possuem até mesmo valores promocionais e experiências completas com refeições para garantir a tranquilidade dos hóspedes.

A principal ideia é utilizar os espaços ao ar livre e às belezas naturais para o seu roteiro. Por isso, se você gosta de passeios de bicicleta, caminhadas em parques e até mesmo, tour em vinícolas, a Serra Gaúcha une tudo isso.

Na hora de montar o roteiro, pesquise por passeios ao ar livre que estejam ligados às tradições da região, ou seja, existem tours como Tour Rural Raízes Coloniais e novos modelos de experiência nas vinícolas com passeios ao ar livre, degustações para poucas pessoas e até mesmo, pacotes conveniados a hotéis com transfer individuais. 

Outras atrações são o Parque Olivas de Gramado, Ecoparque Sperry, Tour Rural Linha Bella, Parque do Caracol e o Sky Glass no Parque da Ferradura, previsto como grande novidade para 2020.

Mas, se você viaja com crianças ou quer passear por alguns pontos turístico típicos, escolha um por dia e tente não ficar muito tempo em ambientes fechados, com ar condicionado e aglomerações. Nesse caso, o Mini Mundo, Snowland, Aldeia do Papai Noel, Mundo do Chocolate e os Museus do Automóvel e de Cera são boas opções para curtir na sua viagem a Gramado. 

Informações importantes para a sua segurança durante a viagem 

Aqui vamos relembrar alguns itens básicos, para o seu check list pré viagem e claro, para ficar na memória durantes os dias de lazer. Vale lembrar que tanto Gramado como Canela, possuem poucos casos confirmados do novo coronavírus.

É obrigatório o uso de máscara em todos locais, assim como o distanciamento social e em alguns locais a limitação do número de mesas e vendas de tickets, essas feitas exclusivamente online. 

Uma dica valiosa é tentar escolher datas fora de picos, como o Natal, famoso na região, ou finais de semana com feriados. Se possível, peça alguns dias de folga ou adiante suas férias para viajar durante a semana. Dessa forma, você garante hotéis e atrações com menos pessoas e pode relaxar e aproveitar ainda mais. 

Se você gostou das nossas dicas de como fazer um turismo doméstico na serra gaúcha com segurança, continue no nosso blog para ler outros textos. Aqui, você encontra informações sobre moda, comportamento, viagens e claro, saúde ocular e tendências para escolher seu próximo óculos. 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.