Os óculos ideais são aqueles que estão ajustados para o seu formato de rosto. Devem ser tão leves e confortáveis que você nem lembra que está usando. Mas abrir e fechar, tirar e colocar no rosto e, até mesmo, comprar sem experimentar as suas armações de óculos podem causar problemas. Afinal, os óculos podem ficar apertando atrás da orelha, machucando o nariz ou largos demais e então precisarão de alguns ajustes.
Isso tudo acontece, pois muitas vezes não cuidamos das nossas lentes como deveríamos. Se usadas diariamente, por longas horas, e se não forem bem ajustadas e confortáveis, as armações podem causar danos a sua qualidade de vida.
Às vezes, os óculos ficam muito apertados, deixando suas dores de cabeça mais frequentes, ou quando largos demais, acabam caindo toda vez que você olha para baixo ou faz movimentos bruscos.
Com o tempo de uso, os óculos também podem acabar ficando tortos. Afinal, não temos o rosto milimetricamente simétrico e a armação vai se moldando ao nosso rosto.
No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre como ajustar os óculos ao seu rosto para evitar que eles fiquem desconfortáveis. Confira algumas dicas abaixo.
Ajuste pelo nariz
O primeiro e mais simples ajuste é pelo nariz. Essa dica vale para quem tem armações que possuem apoios flexíveis onde o encaixe dos óculos é no nariz e com isso, escorregam menos e são mais fixos ao rosto.

Por exemplo, armações feitas de metal normalmente possuem apoios nasais, chamados de plaquetas. Elas podem ser ajustadas facilmente apenas empurrando com os dedos para cima ou para baixo, pois são maleáveis e feitas para se ajustarem facilmente. Se você não sentir firmeza nessa ação, procure a sua óptica de confiança pois fazendo esse movimento da forma errada, pode-se quebrar as plaquetas.
Ou seja, se os óculos estiverem escorregando no nariz ou provocando marquinhas de apoio, empurre as plaquetas um pouquinho para dentro. E se quiser uma armação mais alta no rosto, basta empurrar para fora, delicadamente.
Ajuste pelas hastes laterais
Mas se o seu problema é na lateral, com óculos apertados e causando dor de cabeça e incômodo na orelha, vamos dar um passo atrás. Provavelmente eles não foram ajustados da maneira correta ao comprar sua armação. Afinal, cada material precisa de um tipo de calor ou força para se moldar melhor ao rosto.
Óculos com armações mais grossas e pesadas também podem machucar ou incomodar. Opte por armações leves se você for usar os óculos diariamente.
Não é recomendado desentortar armações de óculos ou alargar elas com as mãos em casa, de modo caseiro e sim em uma ótica especializada. É preciso tomar muito cuidado com os métodos caseiros, pois podem danificar ainda mais a armação. Não tente esquentar ou forçar as hastes para alargar seu óculos, afinal, cada óculos é feito de um material, que pode ser metal, acetato, plástico, entre outros e, com isso, ao esquentar, você pode quebrar a armação, além de danificar a lente.
Dica extra
Sempre que for em uma óptica, busque as consultoras para te auxiliar. Afinal, elas são especialistas, possuem uma expertise para ajudar na sua escolha levando em conta não apenas a estética, mas também a funcionalidade para o estilo de vida do cliente, a melhor lente para sua necessidade e o melhor custo benefício.

Lembre-se que tanto o médico oftalmologista, quanto o consultor da óptica durante o momento da compra, devem ajustar os óculos para que eles se encaixem perfeitamente no seu rosto. Não esqueça de sempre sair da ótica com o melhor formato para o seu rosto e sem nenhum tipo de incômodo.
Confira outros assuntos sobre saúde visual, tendências, dicas para o dia a dia e modelos de armações estilosas no nosso blog.
Conheça o projeto Ver Melhor
O Projeto Ver Melhor é mais uma forma de cuidar de você. A missão do projeto é traduzida na saúde e no olhar dos clientes. Nosso trabalho se concretiza pela dedicação dos técnicos que realizam a acuidade visual totalmente gratuita. Assim, pode se identificar possíveis dificuldades visuais e, se necessário orientamos a consulta com o seu oftalmologista.
Saiba mais clicando aqui
Deixe um Comentário